O vómito é a expulsão do conteúdo do estômago pela boca, mais ou menos modificado, juntamente com o suco gástrico, e as vezes também bílis. Acontece devido a uma estimulação do centro do vómito, situado no cérebro, sendo múltiplas as causas, entre elas infeções virais.
O que posso fazer?
O maior perigo dos vómitos é a desidratação que estes podem causar. Na tentativa de evitar esta situação, recomendo:
📍Ofereça líquidos em pequenas quantidades e intervalos mais curtos
📍A amamentação deve ser mantida, assim como o biberão com o leite habitual.
📍Se os vómitos estiverem associados à diarreia, deve-se evitar os sumos ou refrigerantes, estes podem agravar a diarreia. É preferível usar as soluções de reidratação oral, como a Miltina ou Bioral baby, para reposição de sais minerais.
📍Não estão recomendadas as bebidas “desportivas”, pois sua composição em sais minerais e açúcar são diferentes do que é necessário nas crianças.
📍À medida que a criança vai apresentando sinais de melhoria, pode começar a oferecer os alimentos que está habitualmente acostumado e avaliar se tolera. Recomenda-se os alimentos com baixo teor de açúcar e gordura.
📍Geralmente os cereais, carnes como frango e pato, frutas e verduras são bem tolerados.
Quando devo ir ao Serviço de Urgencias?
– Bebê com menos de 3 meses de nascido e vomitos de 2 ou 3 tomas
– Em caso de vomitos violentos ou prostração.
– Vómitos persistentes, apesar de ingerir pequenas quantidades de líquidos
• Presença dos seguintes sintomas: febre superior a 38,5°C, dificuldade em movimentar o pescoço, cefaleia e dor abdominal.
• Quando tiver sintomas de desidratação: prostração, sonolência, saliva escassa, olhos encovados, choro sem lágrimas, confusão, fraqueza.
– Se tiver Vómito com sangue (vermelho vivo ou escuro, semelhante a “borra de café”)
—