Quando recebe o diagnóstico de alergia do seu bebé, pode ficar preocupado, com muitas dúvidas ou confuso devido ao excesso de informações. Por estas razões, partilho estas “Regras Básicas para Famílias com crianças alérgicas”:
📍É importante recordar que o único tratamento atual para as alergias, passa por evitar a ingestão ou contacto com os alimentos que contêm o alergénio, através de uma dieta de evicção rigorosa, que deve ser orientada por um profissional de saúde.
📍Recomenda-se que o consumo de produtos industrializados seja evitado o máximo possível e que a leitura das informação contida nos rótulos dos produtos (alimentos, cosméticos, medicamentos, materiais lúdicos e didáticos como giz, cola, plasticina, etc), seja feita de maneira consciente e atenta. Caso seja necessário, pode-se informar junto ao fornecedor sobre a existência ou não do alergénio nos ingredientes do produto, uma vez que poderá estar presente, de forma pouco perceptível, na sua composição, em pequenas quantidades ou como elemento secundário (emulsionante, agentes clareadores, corante, etc…).
📍Evite o manuseio de utensílios e objetos que possam estar contaminados com o alergénio.
📍Os alergénios, para além da ingestão, podem causar sintomas através do contacto com a pele, de forma direta ou indireta, por beijos ou vómitos, como também por uma simples inalação resultando em sintomas respiratórios.
📍É altamente recomendado que a pessoa alérgica use uma pulseira ou bracelete de identificação, em letras claras e visíveis, declarando que é alérgica e a que alimentos em específico.
📍O médico especialista deve ser consultado sobre o uso da caneta de adrenalina (em doentes com risco de anafilaxia), devendo este assegurar que todos os cuidadores da criança saibam como utilizá-la.
📍Deve sempre informar ao médico e ao farmacêutico sobre a alergia da criança, ainda assim recomenda-se que mediante cada medicamento o folheto informativo seja cuidadosamente lido.
Lembre-se que nas consultas poderei acompanhá-lo durante o tratamento das alergias.
Dra Mayerling Zabala
Pediatra, especialista em Nutrição Infantil e Alergias Alimentares
—
Dra Mayerling Zabala
Pediatra e Inmunoalergóloga
Especialista en Nutrición Pediátrica