Publicado en Pediatria

Estou na hora de introduzir novos alimentos ao meu filho, o que devo saber?

O leite materno é o principal alimento do bebé durante o primeiro ano de vida, e deve ser oferecido exclusivamente (como único alimento) durante os primeiros seis meses de vida. Se o bebé não puder ser amamentado, receberá uma fórmula adaptada, também exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida.

A seguir a recomendação da OMS e das principais sociedades pediátricas, aos 6 meses e não antes (exceto em casos específicos) faremos introdução alimentar do bebé. Nesta nova fase, a criança começará a receber outros alimentos para além do leite, contudo, o leite continua a ser o alimento principal na dieta do bebé.

Agora, como sei que o meu bebé está pronto para iniciar a alimentação complementar? É só importante a idade?

A resposta é NÃO! A maturidade neurológica necessária para iniciar a introdução alimentar pode ser alcançada por algumas crianças um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde do que os seis meses de idade cronológica.

Pode orientar-se com a seguinte lista, más deve sempre consultar seu pediatra sobre a altura certa para começar oferecer outros alimentos para o seu bebé além do leite.

  • O reflexo da extrusão deve desaparecer. O reflexo da extrusão é aquele movimento que os bebés fazem com a língua para fora, para expulsar qualquer alimento não líquido que entre na sua boca. Este reflexo protege o seu bebé de sufocar, expulsando tudo o que não seja leite. Muitas vezes este reflexo é interpretado como um sinal de que o bebé não gosta da comida que oferecemos, mas na realidade é um movimento automático que acontece quando o seu bebé ainda não está pronto para a comida. Este reflexo desaparece entre os 5-7 meses de idade.
  • Deve demonstrar interesse pela comida. Ao sentar o seu bebé no colo pode verificar se ele demonstra interesse pela comida, tentando apanhar comida do prato ou olhando admiravelmente para a forma como a sua família se está a alimentar.
  • O bebé deve ser mantido na vertical. Quando isto acontece, ele é capaz, por um lado, de expelir alimentos que pode sufocar com a sua força abdominal, quer se trate de pedaços ou puré de comida. Por outro lado, estar de pé indica que o seu sistema digestivo amadureceu.
  • Ser capaz de pôr comida na sua boca. Para isso, ele deve ser capaz de olhar para o que quiser, pegá-lo com a mão e depois pô-lo na boca.
  • A maturação renal, imunitária e digestiva é necessária. Discuta isto com o seu pediatra.


Estes requisitos aplicam-se quer se comece com triturados quer com BLW.

Se desejar orientações atualizadas sobre a introdução de alimentos ao seu bebé e o método BLW, pode contactar à Dra. Mayerling Zabala, pediatra focalizado em nutrição pediátrica, através do correio pediatriamildias@gmail.com

Autor:

Dra Mayerling Zabala Pediatra Especialista en Inmunoalergología y Nutrición Pediátrica

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s